Finanças

Desde a Independência, e apesar da sua vulnerabilidade e da sua condição insular, Cabo Verde tem conseguido manter uma estabilidade macro-económica invejável. A acção do Banco de Cabo Verde, que viu, recentemente, reforçado o seu papel de órgão regulador e supervisor do sistema, foi decisiva para controlar a inflação e manter o nível de crescimento na ordem dos 5 a 7 por cento. Para enfrentar a dívida interna foi criado um trust-fund, numa parceria entre Cabo-Verde e um grupo de países e instituições multilaterais, gerido pelo Banco de Portugal.

O acordo de cooperação cambial entre Cabo Verde e Portugal assinado, em 1998, permite a paridade fixa e a indexação da moeda cabo-verdiana ao euro – uma vantagem competitiva para o arquipélago.

Mas a jóia da coroa das Finanças cabo-verdianas é o sistema informatizado das Finanças Públicas, que começou a ser implementado na administração local e central desde 2001. Este modelo de gestão, que garante a transparência das contas públicas e a desmaterialização da execução financeira, recebeu os maiores elogios e galardões de instituições como o Banco Mundial, as Nações Unidas, a Universidade de Harvard e a Administração norte-americana.

Como exemplo de Boa Governação em África, Cabo Verde conseguiu tornar-se o primeiro país a gerir directamente os fundos do Millenium Challenge Account e acaba de ser o primeiro e único país seleccionado para um segundo pacote financeiro deste programa norte-americano de incentivo aos países em desenvolvimento.

O sistema bancário cabo-verdiano abriu as portas aos privados em meados dos anos 90, existindo actualmente quatro instituições bancárias sólidas: BCA, Interatlântico, Banco Cabo-Verdiano de Negócios e a Caixa Económica.

A abertura da Bolsa de Valores a 15 de Dezembro de 2005 veio dinamizar o sistema financeiro, potenciando a liquidez das empresas e das instituições financeiras através do investimento em valores mobiliários.

 

» Proposta de Orçamento de Estado para 2010 - Relatório pdf_button

» Documento de Estratégia de Crescimento e Redução da Pobreza - II pdf_button

Orçamento de Estado 2010

Copyright © 2020 Cabo Verde Development Gateway. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.